O Sabor através da Arte

A deliciosa arte da fotografia gastronômica

Fotografar comida é realmente uma arte, pois a fotografia gastronômica envolve um conhecimento técnico muito grande, aonde precisamos  conhecer outras culturas, estilos de vida, costumes regionais voltados à culinária. As cores dos ingredientes devem ser harmônicas, os acessórios utilizados também são muito importantes, pois retratam uma cena que irá despertar os sentidos, seja o desejo de saborear aquela receita, relembrar um momento especial ou até mesmo imaginar-se nessa cena ao lado de pessoas especiais. Não é simplesmente um “click”, há todo um preparo e envolvimento para que a imagem fale por si.

Os ingredientes precisam estar perfeitos para a foto, pois as pessoas comem literalmente com os olhos, e a foto bonita, bem elaborada, com apetite appeal, vende a comida antes mesmo de você saboreá-la.
A iluminação também é muito importante, pois quando se trabalha com ingredientes in natura e frescos, molhos, sorvetes, entre outros, o fotógrafo e a equipe precisam ser ágeis para que os alimentos não desidratarem, ressequem, evaporem ou derretam. E com uma boa iluminação, a textura, os tons e o volume são valorizados.

A fotografia gastronômica faz parte da estratégia de negócio dos restaurantes e estabelecimentos que trabalham com alimentação, pois ela chega aos olhos do consumidor, antes mesmo que ele prove a comida. Então capriche, na apresentação dos pratos e selecione os ingredientes.

Para o planejamento de uma fotografia que irá compor um ambiente, além dos detalhes descritos acima, é importante conhecer o local, a cultura do estabelecimento e saber qual a iluminação ideal. Um exemplo, é ter conhecimento dos horários de funcionamento e os tipos de serviços oferecidos pelo estabelecimento. No caso de servir café da manhã e almoço é importante que o local seja bem iluminado, se possível aproveitando a luz solar, a escolha das luminárias também dá um charme todo especial. Se a especialidade é o jantar, o ambiente deve ser aconchegante, com iluminação indireta, pois convida o cliente a permanecer por um período maior no local.

Esses detalhes e muitos outros são usados na Fotografia Gastronômica,
o que faz dela uma arte bela e deliciosa!!

Studio Acquaviva Fotografia
Maristela Acquaviva